quarta-feira, 23 de junho de 2010

Curitiba - Cidade mais sustentável do mundo


Amigos e conhecidos ao descobrirem que nasci e passei a minha infância em Curitiba, têm o hábito de me questionar: - "É bonita a cidade? Tem praias ou fica perto do mar? Já deves estar habituado a muito calor?". Eu procuro explicar que Curitiba é uma cidade que se distingue da maioria das cidades turísticas brasileiras, tendo até características de uma cidade europeia devido a: não se localizar junto ao mar; gozar de um clima mais ameno e ficar num planalto (900m de altitude); ter uma grande percentagem da população com a pele, olhos e cabelo claros; etc. É verdade que algumas dessas características não a tornam à primeira vista um cartão postal muito apetecível para umas férias de sonho, mas a metrópole seduz os visitantes pelos motivos abaixo referidos e muitos outros.

Curitiba foi eleita pelo Globe Fórum, na Suécia, a cidade mais sustentável do mundo em 2010. Os critérios utilizados na distinção da cidade foram: preservação dos recursos naturais, bem-estar e relações sociais nas cidades, inteligência e inovação nos projectos e programas, cultura e lazer, transporte, confiança no sector público e gestão financeira e patrimonial. Foram superadas as cidades de Sidney (Austrália), Murcia (Espanha), Malmo (Suécia), Songpa (Coréia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polónia). O prémio que no ano passado foi ganho pela cidade de Cardiff (Pais de Gales), foi entregue em Estocolmo aos responsáveis da capital do Estado do Paraná no passado dia 29 de Abril.
Em Janeiro passado a cidade ganhou em Washington o Sustentainable Transport Award, pela implantação da Linha Verde. Avenida com 10 faixas de rodagem, onde se incluem vias-rápidas, vias para acessos aos bairros e comércio, vias para transportes públicos onde circulam autocarros (ônibus) apenas movidos a biocombustível e estacionamentos.
Em 2007 Curitiba também foi considerada pela revista Americana Reader's Digest a cidade brasileira com melhor qualidade de vida e uma das cinco melhores cidades para se investir na América Latina.

2 comentários:

  1. E assim vamos conhecendo o Mundo...!
    Bela cidade.

    ResponderEliminar
  2. UAU!! Que paraíso...

    Então é daí que vêem as pessoas loiras, altas, distintas, nórdicas!? eh eh

    Dossier aberto para visita este ano? Leva o teu CV...

    Abraço

    ResponderEliminar