segunda-feira, 19 de abril de 2010

Gralha Azul


O Estado brasileiro do Paraná, cuja etimologia do seu nome, na língua tupi, significa "semelhante ao mar", é caracterizado pela abundância de um Pinheiro específico da região, designado Araucária. A presença de tal vegetação em locais remotos e despovoados vem intrigando quase todas as pessoas que se apercebem dessa situação, exceptuando-se, os seres humanos que têm uma sensibilidade mais apurada em relação a tudo o que se passa na natureza - os índios. Foram eles que descobriram a responsável pelo enorme manto verde de pinheiros que povoa o Estado (com o dobro da dimensão de Portugal) num processo muito original de reflorestação - uma ave: a Gralha Azul.


De plumagem azul vivo, cabeça preta e aproximadamente 40 cm de comprimento, a Gralha Azul (protegida por lei desde 1984), tornou-se conhecida por possuir uma memória débil, ao esquecer, com grande frequência, onde enterrava o pinhão que viria a ser comido mais tarde, transformando-se assim numa grande benfeitora do Estado, que a acolheu em contrapartida como símbolo.


"Lenda ou realidade,
Do Paraná ou aqui perto.


Assim como a Gralha Azul,
Vou semear,
E ver no que vai dar..."

4 comentários:

  1. Tudo bem! E agora o que se segue? Acho quedeves voltar ao Paraná e tentar fotografar a Gralha Azul in loco.

    ResponderEliminar
  2. Acho bom, interessante. É pena ao falar da Zona Oeste, não haver nenhuma menção a Alfeizerão, pois ali fez-se História.

    ResponderEliminar
  3. O mais importante é semear mesmo...o desafio é cuidar! ;)

    Abraço...APinheiro

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com Dna Maria Leonor, o Paraná e a gralha azul o espera ansisamente para uma visita.
    Bjinhos
    Eloisa - Paraná - Brasil

    ResponderEliminar